O que é o Festival South by Southwest, também conhecido por SXSW? É esta a primeira pergunta a responder para quem não conheça ou tenha apenas ouvido falar neste evento de forma superficial.
Desde 1987 que se realiza na cidade de Austin, capital do Texas, como South by Southwest, tendo nascido a partir do anteriormente existente Austin Battle of the Bands/Batalha das Bandas de Austin. Foi organizado como uma resposta dos músicos locais à dificuldade em apresentarem o seu trabalho à indústria musical americana, que se concentrava maioritariamente nas costas Leste e Oeste do país, atraindo-a desta forma à sua cidade.
Em 1994 o modelo de festival musical (SXSW Music) foi alargado com a adição das componentes cinematográfica (SXSW Film) e interactiva/multimédia (SXSW Interactive), acompanhando desta forma os desenvolvimentos verificados na indústria do entretenimento e a chegada da era da internet. Desde então, estas três áreas continuam a fazer parte do programa, mantendo-se a musical como a mais importante, mas tendo já o festival de cinema ganho algum destaque a nível mundial e vindo a componente da interactividade, nomeadamente através das áreas de Internet e Gaming/Jogos de Diversão, a ganhar espaço como ponto de encontro entre todas.
Em 1996, embora com uma dimensão inferior ao SXSW, foi criado em conjunto com a revista NOW o Festival North by Northeast (NXNE). Realiza-se anualmente em Junho, na cidade de Toronto - Canadá, como extensão para o norte do continente americano do conceito do SXSW, também abrangendo as mesmas três áreas.
Este ano o South by Southwest irá ter a sua 23ªedição, sob a designação SXSW’09, e o SXSW Interactive Festival será o primeiro a arrancar, desenrolando-se de 13 a 17 de Março. O SXSW Film inicia-se também em 13 de Março mas prolongar-se-á até dia 21. O SXSW Music inicia-se na quarta-feira, 18 de Março, prolongando-se até domingo, 22 de Março. É a este último que irei dedicar a minha atenção na sequência do objectivo que referi na crónica nº0, descobrir o que leva 5 dos melhores grupos de músicos portugueses a atravessarem o Atlântico e juntarem-se a este evento.
Mais do que um tradicional festival musical, em que as bandas sucessivamente sobem ao palco e se apresentam através da sua música, será um ponto de encontro de diferentes grupos de pessoas ligados à indústria musical, cinematográfica ou de entretenimento em geral, para partilharem ideias e fazerem contactos que permitam o desenvolvimento do trabalho de cada um. Durante a realização do festival é possível encontrar em Austin, desde músicos a produtores, a A&R, programadores, cineastas, fotógrafos e muito mais, quer por gosto ou interesse pessoal, ou integrados em comitivas de empresas do sector e à procura de oportunidades de negócio.
A apresentação das bandas ao vivo será realizada nos inúmeros bares, cafés e salas de concerto em que Austin é rico, sendo uma parte destes espectáculos exibições/showcase de acesso restrito, e outra parte, concertos de acesso livre a todo o público. No Austin Convention Center, serão promovidos pela organização do festival inúmeras conferências, encontros sobre assuntos específicos, exposições e eventos sociais, para ir de encontro ao propósito de aproximar os diferentes intervenientes deste sector. Também alguns dos patrocinadores ou participantes do festival organizam os seus próprios eventos em paralelo.
Sendo o número e diversidade de eventos incluídos no SXSW’09 tão elevado, e parte deles iniciativas bastante interessantes, numa das próximas edições destas Crónicas de Austin aproveitarei para apresentar alguns, mostrando em que consistem e qual o seu objectivo.
Por agora, para finalizar esta descrição do que é o festival SXSW e como referência para a dimensão do que descrevi, basta referir que na edição de 2008 estiveram presentes no festival praticamente 200.000 pessoas, a grande maioria na faixa etária dos 20 aos 40 anos. Foram realizadas cerca de 1.800 actuações em 83 palcos diferentes e estiveram 14.000 pessoas presentes nas conferências e feiras realizadas, das quais cerca de 30% de fora dos EUA. A cobertura mediática foi assegurada por 350 órgãos de comunicação social, entre imprensa escrita, publicações via internet, rádios e televisões, fora as inúmeras referências publicadas em Blogs ou em Sites Sociais como o MySpace, Hi5 e Facebook, entre outros. Como curiosidade, enquanto procurava alguma da informação acima, vi uma referência ao facto do Twitter, que agora começa a ganhar popularidade em Portugal, ter sido apresentado pela primeira vez ao público no SXSW’06!
2 comentários:
Para alguém como eu que possui como paixão a letra impressa e assim sendo não está imerso em profundidade no mundo musical, não posso deixar de assinalar este blog como uma iniciativa que me impressionou por ser arrojada e até altruísta pelo seu carácter de partilha. Aprendi que existe um festival SXSW, passarei a palavra e seguirei com curiosidade as aventuras do Filipe! Boa sorte!
Obrigado. Até já.
Enviar um comentário