A cidade de Austin, nos Estados Unidos da América, é o local onde o SXSW’09 se vai realizar. Muitos não saberão, mas Austin é a capital do estado do Texas. Fica situada a cerca de 300 km do Golfo do México e da fronteira com o próprio México. Algumas das grandes cidades que existem na sua “proximidade” são San António (100km), Houston (200km) e Dallas (300km).
A cidade estabeleceu-se numa zona de pequenos montes nas margens do rio Colorado e de alguns dos seus afluentes, no início do Sec.XIX, e tem actualmente cerca de dois milhões de habitantes no seu interior e arredores.
Os habitantes de Austin orgulham-se de, estando no Texas, terem muito mais para mostrar do que Rodeos e Barbecues, não partilhando do espírito conservador pela qual o seu estado é conhecido. Por alguma razão o lema da cidade passou a ser nos últimos anos “keep Austin weird/mantenham Austin diferente/esquisita”, após uma fase em que a actividade comercial e artística da cidade estava em queda, e isto apesar de muitos considerarem que este lema do “anti-corporativismo” foi corrompido quando uma empresa registou os direitos comerciais sobre a frase e a começou a utilizar para fazer T-Shirts e outro tipo de Merchandise que é vendido pela cidade.
É a actividade musical e artística da cidade que mais tem contribuído para a fama que vem ganhando nos últimos anos, não apenas pelo Festival SXSW mas por muitos outros eventos que ai se realizam, como o Austin City Limits, festival de musica que se realiza ao longo de 3 dias no início de Outubro e é um dos maiores dos EUA.
De acordo com o guia www.austinmetro.com, só em Janeiro de 2009, realizaram-se em Austin mais de 1500 eventos musicais, e de acordo com o site do SXSW a cidade de Austin tem na sua Downtown/Baixa a maior concentração do mundo de clubes nocturnos de música, uma herança de uma vida nocturna movimentada desde o século 19, quando após o fim da guerra civil americana os soldados do general Custer por lá começaram a frequentar os bares e night-clubs na East 6th street, zona que ainda hoje em dia se mantém como o centro musical da cidade.
Nas décadas de 1920 a 1940, muitos dos primeiros clubes de Jazz e Blues começaram ai a surgir e já nos anos 70, depois de no fim da década de 60 se ter assistido ao nascimento de uma comunidade tecnológica que foi incluindo empresas como a IBM, Texas Instruments, 3M, Motorola, Samsung ou Dell, verificou-se novo boom musical com o movimento Punk/New Wave. Ficou conhecido desta fase o clube Armadillo World Headquarters que fechou em 1980, com um registo impressionante de músicos que tocaram por lá, de que destaco:
AC/DC
The B-52’s
Blondie
Bruce Springsteen
The Clash
Dire Straits
Emmylou Harris
Frank Zappa
Genesis
Iggy Pop
Janis Joplin
Jerry Lee Lewis
Patti Smith
The Police
The Ramones
Ray Charles
Stevie Ray Vaughan
Talking Heads
Thin Lizzy
Van Halen
Van Morrison
Willie Nelson
ZZ Top
The B-52’s
Blondie
Bruce Springsteen
The Clash
Dire Straits
Emmylou Harris
Frank Zappa
Genesis
Iggy Pop
Janis Joplin
Jerry Lee Lewis
Patti Smith
The Police
The Ramones
Ray Charles
Stevie Ray Vaughan
Talking Heads
Thin Lizzy
Van Halen
Van Morrison
Willie Nelson
ZZ Top
Também nesta época, mais concretamente em 1975, iniciou-se o mais antigo programa de música da TV americana ainda em exibição, o Austin City Limits da PBS.
Todos estes factores contribuíram para que Austin se intitule “Live Music Capital of the World/Capital Mundial da Música ao Vivo” e para influências musicais abrangendo Jazz, Blues, Folk, Rock e Country que se podem ver em zonas como a 6th Street, South Congress Avenue e Warehouse District. São estas as zonas que por altura do SXSW fervilham de animação, e ao longo do ano servem de palco para actuações de todo o tipo de músicos.
Austin é também conhecida por ser onde a Universidade do Texas, uma das maiores universidades públicas dos EUA, está instalada. Foi ai fundada em meados do Sec.XIX, pouco depois do nascimento da cidade que deve o seu nome ao colonizador Stephen F. Austin.
O maior monumento da cidade é o Capitólio, um dos maiores da América, e que foi originalmente construído na época de fundação da cidade, em 1839, e no fim do século reconstruído como hoje existe. Como curiosidade, é de referir que existem diversos pontos ao longo da cidade que permitem observar a cúpula do edifício, e que por lei estão protegidos de obras que possam impedir a sua visualização, uma ideia interessante para aplicação em Portugal…
Nos últimos anos, Austin tem assistido a um crescimento muito rápido da sua Downtown/Baixa, levando a que a vista geral da cidade esteja a ser rapidamente alterada com o nascimento de diversos arranha-céus com dimensões na ordem dos 200 metros de altura.
Uma das atracções mais antigas é Mount Bonnell o ponto mais alto da cidade, localizado junto ao rio. É um local com uma história interessante em que, conta a lenda, na época em que os colonizadores e os índios ainda combatiam, uma rapariga ai se suicidou ao saltar dum penhasco, após os índios terem morto o seu amante que a tentava proteger. Dai em diante, diz-se que a primeira vez que um casal sob a Mount Bonnell apaixona-se, na segunda vez, casa-se, mas que não deve subir uma terceira vez, pois pode ser fatal.
Outro dos locais famosos na cidade são as piscinas de Barton Springs, construídas no Zilker Park, através de um sistema de diques, em que os banhos são possíveis ao longo de todo o ano dado que a temperatura da água se mantém constante entre 20 e 22ºC.
Mais uma curiosidade, no Verão, ao anoitecer é tradição assistir ao voo dos morcegos que saiem debaixo da ponte Ann Richards Congress Avenue Bridge, algo a que nem eu nem os restantes participantes do SXSW deveremos poder assistir.
Aqui ficou um pouco do que é a cidade de Austin, para que seja mais fácil perceber-se o que é um festival como o SXSW e como ai nasceu. Para quem quiser saber um pouco mais sobre Austin, aqui ficam alguns links:
www.austintexas.org
www. pt.wikipedia.org/wiki/Austin
www.en.wikipedia.org/wiki/Keep_Austin_Weird
www.keepaustinweird.com
www.myspace.com/armadilloworldheadquarters
Sem comentários:
Enviar um comentário