domingo, 10 de maio de 2009

45. À conversa com Henrique Amaro (parte 1)

Depois de vários adiamentos, uns deliberados outros nem por isso, aqui fica a entrevista que fiz ao Henrique Amaro em 16 de Março, na véspera de partir para Austin. Apesar do hiato de tempo, as palavras do Henrique não perderam de forma alguma o seu significado e servem agora, de alguma forma, como corolário à questão que há 3 meses aqui levantei: - O que leva cinco grupos de músicos portugueses a atravessarem o Atlântico para estarem presentes no festival South by Southwest?

Para quem não conhecer, o Henrique Amaro é uma das pessoas que mais tem feito pela divulgação da música portuguesa nas últimas duas décadas, seja como radialista, maioritariamente na Antena 3, ou como interveniente numa multitude de projectos ligados à promoção da música portuguesa. Actualmente tem um programa diário na Antena 3 (Portugália) e participa no projecto Optimus Discos. Quem quiser conhecer um pouco mais, pode ver na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Amaro.

Nesta primeira parte da entrevista, pode-se ouvir falar sobre a lição de vida e humildade que a experiência de estar num festival que junta alguns milhares de músicos de todos o mundo pode ser, sobre a comparação com o festival Eurosonic que se realizou no início do ano em Groningen - Holanda, ou a referência ao Festival Superbock em Stock que se realizou em Lisboa em Dezembro passado.

Nos primeiros minutos do vídeo, um problema de enquadramento não permite mostrar o Henrique Amaro da forma devida, mas para um homem conhecido em grande parte da rádio, mais do que a imagem são as palavras e as ideias o que é efectivamente relevante.


Sem comentários: