quinta-feira, 18 de março de 2010

SXSW 2010 >>> 08. Pedro Ramos - day 1

Nesta senda de acompanhar as histórias de Portugueses por terras do festival South by Southwest, e já com o dia 2 a decorrer, aqui fica o Day 01 (17 Março) de Doctor Pedro Ramos (Radar Rádio Lisboa). Depois da intervenção de ontem em directo de Austin, hoje pelas 16h15, entrou outra vez em directo na emissão de Pedro Moreira Dias, para nos contar as histórias das últimas 24h.

Com uma voz a transparecer um início de dia ainda recente pelo SXSW 2010, começou por referir que a noite do dia anterior foi um pouco estranha, "foi uma noita mais assombrada do que assombrosa... assombrada pela notícia da morte de Alex Chilton dos (Big Star)... que estavam previstos para o SXSW... eram uma das bandas objecto de tributo da edição deste ano... e ainda não se sabem os motivos da morte...". "Também assombrada pelo cansaço por um dia de festa que começou muito cedo... os concertos a partir da meia-noite sofreram já pela falta de pernas de muita gente...", "depois de um St. Patrick's Day, muita gente a beber cerveja e vestida de verde, desde muito muito cedo...".

Mas bastou começar a desfiar o rol de concertos a que assistiu para se perceber que não foi de forma alguma um dia pouco preenchido. A propósito dos Beach Fossils, começou por referir uma das características mais interessantes do South by Southwest, "é uma das vantagens aqui do festival, ter tanta, tanta banda... mesmo quando parece que não se passa nada... lá vem um som de uma tenda que eu nunca tinha visto... uns miúdos...".

E dai em diante as referências são inúmeras a nomes mais ou menos conhecidos na actualidade... ou que serão conhecidos no futuro: - Sharon Jones (o melhor concerto); Broken Bells (que não resultam num palco grande); Ratas del Vaticano; Dillinger Escape Plan (...então eu entro no concerto, o concerto já a acabar... e eles estão a atirar amplificador, guitarras, tudo, para cima do público... e o público louco...!); She wants revenge (a desilusão da noite...); Titus Adronicus; Andrew WK (conseguiu o recorde do concerto mais atrasado de sempre, destes 5 anos que a Radar acompanha o SXSW... 45 minutos atrasado... dava quase para ver 3 bandas... mas vale a pena...!); Morning Benders (uma banda a seguir...).

Logo de seguida, a antevisão das actuações para esta 5ª feira, com um primeiro comentário que diz tudo. "Há mais festas ainda... a coisa agora começa a complicar...". Alguns dos nomes grandes serão We are scientists, She and Him, Midlake, Stone Temple Pilots, Band of Horses, Broken Social Scene, The Walkmen (tocam logo ao meio dia... depois de já terem tocado ontem...).

Para terminar, um último excerto que também fala por si só, "...ao mesmo tempo tocam os Man or Astroman... vou ter que decidir entre o passado e o futuro... se calhar dá para ir aos dois (ao mesmo tempo) se não for muito longe!".

Pelo blog da Radar, deixou entretanto umas quantas fotografias de ontem. Aqui ficam, com os links para os post originais.











Surfer Blood ao vivo na Waterloo Records.



A fila é longa para entrar no Emo's e ainda nem é noite...





Uma das primeiras surpresas do festival: Beach Fossils!





ALEX CHILTON (1950-2010)



Waterloo, uma das melhores lojas de discos do Universo.







O adeus a Alex Chilton na 1ª página do Austin Chronicle.



No Stubbs, os vencedores da noite de Quarta-Feira:
Sharon Jones & The Dap-Kings





Aposta da Radar e do Austin Chronicle: Harlem
Passam pelo Red 7 Patio esta Quinta às 21.00



O apoteótico final do concerto dos Dillinger Escape Plan





Jeremy Jay no Beauty Bar



O one-man-velvet-goldmine: Diamond Rings



O rock morno dos She Wants Revenge no Emo's





Um Buffalo Billiards a abarrotar com Andrew WK







Mais quentes e na sala ao lado... The Morning Benders



Viagem intergaláctica marcada para Quinta-Feira às 00.30...








2 comentários:

Anónimo disse...

Pois que me parece que deves estar com alguma peninha de não lá estar. Eu tenho!

Lena

P.S.: uma pessoa não adivinha as reactivações de blogs...

Unknown disse...

Muita pena, mesmo! Reactivação... comecei a escrever e quando sei por isso... :-)