segunda-feira, 22 de março de 2010

SXSW 2010 >>> 17. Papercutz - Day 03 e 04 + entrevista para a Radar

Mais uma actualização do blog dos Papercutz no MySpace, agora com todas as histórias dos dias 03 e 04 do SXSW 2010, com destaque para a sua actuação e as de outras bandas, incluindo o concerto do David Fonseca, questões técnicas a resolver para o concerto, contactos com a industria musical e um pouco do que é o espirito do Festival South by Southwest.

Aqui ficam algumas fotografias. Visitem o blog dos Papercutz para verem todas as restantes imagens e as histórias que contam.







Ainda relativamente aos Papercutz, durante a emissão especial da Radar, no Sábado (20 Mar), passaram uma estrevista que fizeram antes de terem seguido para Austin. Aqui ficam alguns destaques.

Relativamente à forma como se concretizou a sua presença no festival South by Southwest, explicaram que resultou do desejo de apresentarem o seu trabalho fora de Portugal e de sentirem que estavam já preparados para isso. "Desde que começámos a trabalhar em Portugal e começámos a verificar que estávamos minimamente preparados... nós queríamos fazer uma tournée (embora não goste do termo tournée porque às vezes são poucas datas e não faz sentido chamar-lhe assim...). Queríamos montar um espectáculo que pudéssemos levar lá para fora, e tocar algumas datas seguidas".

A experiência que têm acumulado, permitiu perceber que já não é assim tão difícil conseguir tocar fora de portas, mas que há que escolher bem os eventos em que se participa, para que o retorno compense. "Nós já tocámos uma vez em Londres, foi num concurso em que inclusivamente ganhámos um prémio. A conclusão a que chegámos é que às vezes já não é assim tão difícil, mesmo para as bandas portuguesas, marcar datas lá para fora. Só que às vezes essas datas são inconsequentes e não têm um grande reflexo, ou porque não há uma grande promoção ou porque o próprio publico ainda não conhece o grupo.".

Festivais como o South by Southwest podem ser uma boa preparação para esse concertos fora de Portugal. "Decidimos apostar neste tipo de eventos, que têm à partida uma característica interessante: - reúnem no mesmo espaço, além de público, promotores e outros agentes. O SXSW foi dos primeiros que nos lembrámos em que está reunida uma grande parte da industria americana e alguma europeia, que nos pudesse ver... e em que nós depois pudéssemos arranjar contactos para montar esses concertos lá fora, que andamos a preparar há algum tempo.".

Independentemente de tudo, terem conseguido a selecção foi algo muito positivo. "A verdade é que a pessoa pode ter essa ideia, mandar a inscrição para a SXSW... mas não tínhamos a certeza se íamos ou não ser seleccionados. Mas acabámos por ser e foi uma notícia boa... bastante boa!".

Sem comentários: